O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui, em São Luís, já embarcou 1,4 milhão de toneladas de soja em mais de 20 navios entre meados de março — quando as operações no local começaram — e o começo de julho.
O volume embarcado em quatro meses já representa mais da metade do previsto para o primeiro ano de operação do terminal, segundo o consórcio responsável pela gestão do terminal, formado pelas empresas NovaAgri, Glencore, CGG Trading e Amaggi/Louis Dreyfus.
Atualmente, o terminal recebe de 500 a 530 caminhões por dia, movimento que deverá aumentar para até 800 veículos ao dia, para descarregamento de cerca de 32 mil toneladas de grãos em oito tombadores de caminhões.
Com quatro armazéns, o Tegram tem capacidade de armazenagem estática de 500 mil toneladas de grãos – com 125 mil toneladas em cada armazém. A capacidade de movimentação é de até 5 milhões de toneladas ao ano. Outros 5 milhões de toneladas serão acrescidos na segunda fase, quando o terminal terá mais um berço para atracação, com previsão de início das operações em 2017.
Fonte: Gazeta do Povo