melao15

EXPORTAÇÃO DE MELÃO

O melão está aproveitando a cotação favorável do dólar para exportação e com uma vantagem: o preço do produto teve valorização lá fora.

As fazendas de uma empresa no Rio Grande do Norte são responsáveis por 65% da exportação de melão do Brasil. Mesmo com a longa estiagem, a produção do grupo não foi afetada porque a água usada na irrigação vem de poços.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, de janeiro a outubro deste ano, o Rio Grande do Norte exportou 64 mil toneladas de melão. No mesmo período do ano passado, foram 52 mil toneladas. A produção surpreendeu.

- Muito boa, a gente conseguiu aumentar em todas as variedades um pouco de produtividade por hectare – diz Valmir Lins, técnico agrícola.

Além do câmbio favorável, outro fator que ajudou os produtores foi a alta da cotação do produto no mercado internacional.

No ano passado, a caixa com sete frutos valia US$ 7,5. Esse ano, o preço da caixa subiu para US$ 10. Até o fim da safra, esse aumento deve representar 30% de crescimento no faturamento dos exportadores.

- Um aumento significativo nos lucros, tendo em vista que a alta do dólar veio a ajudar não só essa parte da exportação, como também na parte do mercado interno, pois necessariamente, precisamos comprar insumos, precisamos comprar todas as demais tecnologias para produzir a fruta – diz Marcellus Fernandes, gerente de exportação.

O Rio Grande do Norte é responsável por quase metade da produção nacional de melão.

Fonte: Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.