Os dados consolidados da SECEX/MDIC dão conta de que em setembro passado os embarques de carne de frango – considerados os quatro principais itens negociados pelo setor, ou seja, frango inteiro, cortes de frango, industrializados de frango e carne de frango salgada – somaram 380 mil toneladas, praticamente o mesmo volume registrado um ano antes, em setembro de 2016 (380,5 mil toneladas).
Comparativamente ao mês anterior, agosto de 2017, o volume alcançado em setembro foi menor, retrocedendo quase 7%. Mas isso não significou queda dos embarques: o mês é que foi mais curto, com três dias úteis a menos (23 em agosto). Tanto isso é verdade que setembro teve o segundo melhor resultado dos últimos 12 meses, perdendo apenas para – exatamente – o mês anterior.
Por ora, permanecem negativos – menos 2,37% e menos 4,27% – os volumes exportados no ano (9 meses) e nos últimos 12 meses. Porém, mantida a média mensal registrada entre janeiro e setembro, esses índices tendem à reversão.
Até aqui foram, em média, 360,4 mil toneladas mensais. Que, projetadas para a totalidade do ano, apontam volume próximo de 4,325 milhões de toneladas, perto de meio por cento a mais que o registrado em 2016.
Fonte: Avisite