suino-web

EXPEDIÇÃO SUINOCULTURA

A Expedição Suinocultura 2017 volta a campo para construir um novo diagnóstico da atividade no Brasil. Em sua segunda edição, o projeto técnico-jornalístico vai percorrer os seis estados líderes em produção e exportação da proteína: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Juntos, os seis produzem 90% da carne suína e respondem por 97% das exportações do setor. Os roteiros de campo têm início em setembro e o lançamento oficial ocorre nesta quinta-feira (24) durante o coquetel do 5º Fórum de Agricultura da América do Sul, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR).

Em 2016, o Brasil produziu 3,7 milhões de toneladas da proteína e exportou 732 mil toneladas para mais de 70 países. Apesar das dificuldades provocadas pelo alto preço da ração, a suinocultura nacional aumentou em 100 mil toneladas a produção de carne ano passado, enquanto as exportações cresceram 30% – os maiores volumes da história.

- A atividade é extremamente importante para o desenvolvimento econômico e social do país, pois movimenta mais de R$ 150 bilhões por ano. Além disso é responsável pela geração de 126 mil empregos diretos e mais 900 mil indiretos, por isso precisamos entender como a cadeia produtiva está se organizando para continuar crescendo e distribuindo renda – destaca o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Suinocultura, Giovani Ferreira.

A Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, realizada há onze temporadas. O projeto consiste em um diagnóstico técnico-jornalístico da cadeia da carne suína no Brasil com roteiros pelos seis principais estados produtores: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Em sua segunda edição, a Expedição Suinocultura conta com o apoio técnico, financeiro e logístico da MSD Saúde Animal, da Boehringer Ingelheim, da Frimesa, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Grupo Renault.

Fonte: Gazeta do Povo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.