A agroquímica EuroChem Group, com sede na Suíça, anunciou nesta quarta-feira (6/7), 6, a aquisição de uma participação de controle (50% mais uma ação) na Fertilizantes Tocantins, misturadora e distribuidora defertilizantes no Brasil. A transação está sujeita à aprovação regulatória e espera-se a conclusão até o fim de agosto de 2016, segundo a empresa.
Em nota, a companhia afirmou que a aquisição está em linha com sua estratégia de fortalecer sua presença no crescente mercado de fertilizantes da América Latina.
A Fertilizantes Tocantins tem fábricas e estrutura comercial estabelecida, com cerca de 2 mil clientes, e vendeu 740 mil toneladas de fertilizantes em 2015, ainda de acordo com a empresa. Não foi divulgado o valor da negociação.
- A aquisição da Fertilizantes Tocantins cria oportunidades de crescimento atraentes para EuroChem no Brasil, o que nos permite expandir significativamente nossa oferta de fertilizantes de alta qualidade para os agricultores locais – afirmou, em nota, Dmitry Strezhnev, CEO da EuroChem.
A EuroChem é uma empresa global de agroquímicos, produzindo principalmente fertilizantes nitrogenados e fosfatados. Atualmente a empresa desenvolve dois depósitos de potássioconsideráveis na Rússia, com seus projetos de VolgaKaliy e Usolskiy.
Com sede em Zug, Suíça, o grupo opera instalações de produção e distribuição na Bélgica, China, Casaquistão, Lituânia, Estados Unidos e Rússia e emprega mais de 23.400 pessoas no mundo. A Fertilizantes Tocantins tem forte presença no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
Fonte: Globo Rural