O setor brasileiro de vinhos apresentará ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) as suas perspectivas de exportação e metas. Isso foi o que ficou acertado nessa quarta-feira (19), durante reunião entre Kátia Abreu e o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani.
- Peço que me encaminhem um estudo de mercado, com os objetivos e metas de vocês – pediu a ministra.
O Ibravin informou que já tem esse estudo de mercado e deve encaminhá-lo nos próximos dias.
Além disso, o Ibravin ofereceu ao Mapa um sistema de cadastro de produtores, já em funcionamento para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A lei do vinho estabelece a obrigatoriedade de cadastro dos produtores e o registro de sua produção. A ministra aceitou a oferta e quer aprimorar o sistema, juntamente com os técnicos do Ministério, para que possa ser usado nacionalmente. Ainda não há previsão de quando deverá ocorrer essa integração entre o Ibravin e o Mapa.
Também participaram da reunião os deputados federais Mauro Pereira (PMDB/RS) e Carlos Marum (PMDB/MS), o representante do governo do Rio Grande do Sul, Otaviano Fonseca, e os secretários do Mapa Décio Coutinho (Defesa Agropecuária), Tatiana Palermo (Relações Internacionais) e Caio Rocha (Produtor Rural e Cooperativismo).
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)