Florianópolis / Santa Catarina (26 de novembro de 2015) - Para garantir a água de qualidade e suficiente para atender às necessidades do campo, da cidade e da rica biodiversidade do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) e os Sindicatos Rurais da região norte do Estado realizaram, no mês de novembro, a proteção de dez nascentes.
A iniciativa faz parte do Programa Especial de Proteção de Nascentes do Sistema CNA/SENAR, que tem a meta de proteger 1.000 nascentes até o final de 2015, em todo o Brasil.
Vários sindicatos rurais do Norte de Santa Catarina receberam o treinamento de 8 horas/aulas e puderam seguir os cinco passos para proteger uma nascente: identificar a nascente; cercá-la; limpar a área; controlar a erosão e replantar espécies nativas.
Foram protegidas duas nascentes do município de Itaiópolis, duas em Monte Castelo na comunidade de Bom Retiro, duas em Papanduva, duas em Canoinhas nas comunidades de Forquilha e Arroios, e duas em Bela Vista do Toldo.
A supervisora do SENAR da região norte de Santa Catarina, Carine Weiss Carneiro, destacou que entre os conteúdos apresentados no treinamento estiveram a importância da água, legislação ambiental, segurança e saúde no trabalho, cuidados com o meio ambiente, tipos de nascentes e formas de proteção. “Agradecemos o empenho e a colaboração de todos os envolvidos, pois alcançamos os resultados e o sucesso por meio do trabalho de equipe”, observou.
De acordo com o Superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, todo o Sistema CNA/SENAR está acompanhando o programa, de modo que todas as iniciativas de proteção de nascentes sejam registradas e o programa possa ser avaliado como um todo. “A intenção é aperfeiçoar os conhecimentos relativos à preservação e recuperação dos recursos hídricos existentes nas propriedades rurais”, complementou.
Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina – FAESC
http://www.faesc.com.br/
Fonte: Canal do Produtor