A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), inicia, nesta sexta-feira (14), as operações na Unidade Armazenadora de Cachoeiro de Itapemirim, que pertencia ao Instituto Brasileiro do Café. O imóvel foi incorporada ao patrimônio da Conab em 2013 e seu funcionamento só foi possível graças a uma parceria da Superintendência Regional da Conab no Espírito Santo com a prefeitura de Cachoeiro, que cedeu máquinas, implementos e mãos-de-obra para a reforma do espaço.
A unidade convencional tem capacidade estática para armazenar 27,5 mil toneladas de grãos. Por estar localizada em uma região estratégica, beneficiará 28 municípios do sul do Espírito Santo e do Caparaó capixaba, que produzem mais de três milhões de sacas de café arábica por ano e 20% do conilon de todo o estado. O Espírito Santo é o terceiro maior produtor de café do país e o principal de conilon, com uma safra estimada para 2017 de 5,88 milhões de sacas de conillon e 2,9 milhões de sacas de arábica.
A nova unidade armazenadora também atenderá pequenos criadores de aves e suínos da região norte do Rio de Janeiro e de municípios da Zona da Mata de Minas Gerais, por meio da comercialização de milho pelo Programa de Vendas em Balcão. Para atender a esse público, a unidade conta com um estoque de 1,5 tonelada de milho em grãos, à venda por preços compatíveis com o mercado atacadista local – atualmente, R$ 33 a saca de 60 quilos.
A Conab dispõe de duas outras UAs no estado, uma no município de Vitória – região central, e outra em Colatina – região noroeste. Em 2016, a Companhia vendeu mais de 10 mil toneladas de milho para seis mil pequenos produtores cadastrados no Programa de Vendas em Balcão.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256/ 6389
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB