Nilo Chaves de Sá será o coordenador do Fórum sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono e Bem-Estar Animal, na Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos – Avesui 2016, em Florianópolis. O Fórum está marcado para o dia 04 de maio, às 09h,na sala Arvoredo 2.
Esta será a sexta edição do Fórum, uma ação do projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, coordenado pelo Ministério, Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o apoio da Embrapa Suínos e Aves, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). Confira a entrevista:
Qual a importância de coordenar um Painel sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono e Bem-Estar animal numa feira como a Avesui 2016?
Nilo Chaves de Sá : Primeiro, a Avesui é uma feira consolidada. Um dos principais eventos da suinocultura brasileira, sempre com um público grande, selecionado e muito representativo da suinocultura. Então é muito importante a ABCS estar presente e levar informações que são de interesse dos produtores de suínos.
A nossa parceria com o Ministério da Agricultura, no projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, vem ao encontro de um dos temas de maior relevância e que cresce em importância e interesse nos últimos anos. Não só a suinocultura de baixa emissão de carbono no sentido ambiental, mas também na possibilidade de enxergar os dejetos com outras possibilidades. Como por exemplo, poder transformar os resíduos em lucro por meio da produção de energia elétrica ou geração de calor. Sem dúvida alguma é muito importante para a cadeia de suínos levar este fórum para a Avesui e estamos indo ao encontro do produtor, que será o beneficiário dessa tecnologia.
Na sua visão, qual a importância social do biogás e o tratamento dos dejetos para o produtor? Quais os benefícios?
Nilo Chaves de Sá : Sem dúvida nenhuma é enorme. Primeiro sobre o aspecto ambiental, pois, de uma maneira geral é uma exigência para que o produtor possa se planejar em crescimento na atividade tem que estar com um sistema de tratamento adequado e claro. O fórum apresenta exatamente esses pontos, como economizar na questão da água e da nutrição adequada de uma maneira geral. Falando especificamente da energia é uma excelente oportunidade. Muitas regiões do Brasil têm problema de energia elétrica no interior. Não é só a questão de economizar, mas de garantir a sua operação.
Em muitas granjas, há uma aplicação alta de tecnologia, granjas climatizadas, então obrigatoriamente precisa de energia elétrica. Então, tendo o gerador você garante 24 horas por dia e durante todo o ano com energia e terá todos os equipamentos em perfeito funcionamento. Além disso, sobretudo nos últimos anos com a disparada do valor da energia elétrica ficou mais importante ainda no aspecto financeiro. O produtor consegue recuperar o investimento em biodigestor e gerador mais rápido e consequentemente economiza um volume maior de recursos financeiros. Assim, recupera o investimento e consegue economizar.
Fórum Sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono e Bem-Estar Animal – 04/05/2016, a partir das 9 horas.
Local: Sala Arvoredo 2 (CentroSul – Florianópolis/SC)
Moderador: Dr. Paulo Armando Oliveira – Embrapa Suínos e Aves
Programação:
09:00 Plano ABC e o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono – Sidney Medeiros (Fiscal Federal Agropecuário do Mapa)
09:45 Tecnologias de Produção Mais Limpa na Suinocultura Brasileira – Dr. Cleandro Pazinato Dias (Consultor do Mapa)
11:00 Viabilidade Econômica e Geração de Renda a partir de Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono na Produção de Suínos – Fabiano Coser (Consultor MAPA)
11:45 Oportunidades de Financiamento e Linhas de Crédito para Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono – Rossimar Malcorra Allebrand (Banco do Brasil)
12:30 Bem-estar Animal: A Suinocultura Atenta ao Futuro – Sr. Iuri Machado (Médico veterinário e Consultor da Integrall)
Serviço
O que: Avesui 2016
Onde: CentroSul – Florianópolis/SC
Data: 03 a 05 de maio de 2016
Contato: avesui@gessulli.com.br – (11) 2118-3133
Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
(61) 8598-6889
imprensasuinosABC@gmail.com
Fonte: Canal do Produtor