drone_portal

ENTRE AS CARNES SOB INSPEÇÃO, A DE FRANGO CORRESPONDEU A QUASE 55% DO TOTAL

Os últimos dados relativos a 2015 ontem divulgados pelo IBGE indicam que pelo segundo ano consecutivo a pecuária de corte reduziu seus abates. O número de bovinos abatidos recuou quase 10% em relação a 2014, resultado que levou a uma redução de 7% no volume de carne bovina produzida.
Os dados levantados envolvem apenas estabelecimentos de abate com algum tipo de inspeção sanitária – federal, estadual ou municipal. Não correspondem, portanto, ao total nacional. Mesmo assim, expressam muito de perto a realidade brasileira.
A despeito do recuo na pecuária de corte, o volume de carne produzida apresentou ligeiro acréscimo (+1,2%), ultrapassando os 24 milhões de toneladas. Isso se deve ao incremento na produção das carnes suína e de frango, cujos volumes, no ano, aumentaram 7,4% e 5%, respectivamente.
No caso do frango, o número de cabeças abatidas apresentou índice de crescimento um pouco maior (+ 5,4%) que o registrado no volume de carne. Isso quer dizer que o peso médio no ano foi inferior ao de 2014, os números divulgados indicando redução de peso próxima de meio por cento.
Isso, entretanto, não afetou a participação da carne de frango no total de carnes produzidas. Ao contrário, ela aumentou quase 4% e agora já está próxima dos 55%. A carne suína (14,26% do volume total) também teve sua participação aumentada. O recuo, portanto, restringiu-se à carne bovina, cujos abates inspecionados corresponderam, em 2015, a 31,13% do total de carnes produzidas sob inspeção. 
Fonte: AviSite

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.