energia-solar4

ENERGIA SUSTENTÁVEL

Com a visão de tornar Lucas do Rio Verde cada vez mais sustentável e ampliar as discussões sobre o Plano Municipal de Gestão de Resíduos, a prefeitura promove no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, mais uma ação de incentivo à proteção do meio ambiente. As secretarias municipais deAgricultura e de Meio Ambiente e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, promovem a palestra Bioenergia de Resíduos Orgânicos.

A palestra será realizada na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, com início às 19h, e será ministrada pelo renomado engenheiro químico Gleysson Bezerra Machado, especialista em soluções de bioenergia e projetos de gerenciamento de resíduos sólidos. De acordo com a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti, a proposta da discussão é provocar o questionamento “Como você pode gerar energia com o lixo que você produz”.

Fomentar discussões sobre o tema e buscar projetos inovadores que encontrem soluções para o descarte correto dos resíduos fazem parte do Programa Município Sustentável. O programa visa a efetivação do Plano Municipal de Gestão de Resíduos, além de subsidiar o debate e projetos para tornar o município cada vez mais sustentável.

- É uma palestra para vários públicos, principalmente produtores rurais, técnicosagrícolas, engenheiros e todos que tiverem interesse em buscar soluções inovadoras para produção de bioenergia. Queremos trazer esse tema para debate, para mostrar a estas pessoas que elas podem gerar energia com os resíduos da produção, como o uso de biodigestores na suinocultura – pontuou Luciane.

Durante os últimos anos, Lucas do Rio Verde tem dado sequência ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos com a destinação correta dos resíduos de oficinas mecânicas, da saúde, doméstico, orgânico e reciclável com a criação do Ecoponto. Agora está em andamento uma nova opção para o descarte da construção civil.

- Chegou o momento em que nós temos que encontrar um reaproveitamento para estes resíduos, precisamos aproveitá-los na geração de energia, tornando as propriedades autossustentáveis nessa questão. Convido todos os interessados a participarem desta palestra e colaborarem com o desenvolvimento sustentável do nosso município – disse. 

Fonte: Assessoria de Imprensa



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.