O 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões turbinou o espírito de liderança nas 175 pessoas presentes na oitava parada da caravana em Guarapuava, na região Centro-Sul, nesta quinta-feira (29). O evento contou, mais uma vez, com ampla participação de mulheres – 55% do público total. Na próxima semana, o encontro vai passar por Carambeí (5/7) e Campo Largo (6/7).
Presente na edição de Guarapuava, o deputado estadual Artagão Junior destacou a atuação do setor em pautas importantes, como a manifestação contrária à taxação do agronegócio paranaense, em novembro do ano passado. “Fico feliz em ver a FAEP e os sindicatos rurais empenhados em fortalecer a representação. Relevante no processo eleitoral é a consciência da importância que cada um tem na hora de escolher e acompanhar a atuação do político. Um exemplo é a mobilização que vocês tiveram e a reação em cima do governo, fazendo com que recuasse [sobre a tentativa de taxação do agronegócio para criar um fundo logístico]”, ilustrou o parlamentar.
O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, demonstrou empolgação ao ver a plateia repleta de jovens e mulheres, cuja participação no sistema sindical tem aumentado significativamente. Na avaliação do dirigente, o esforço dos últimos anos para engajar o público feminino e jovens para assumirem o protagonismo no sistema sindical está dando resultados.
“Liderança não se compra no mercado. É preciso investir em formação, como estamos fazendo nesses encontros. Só assim será possível a continuidade ao nosso trabalho de representatividade. Não tenho dúvida de que a liderança rural vai contribuir muito para o desenvolvimento do Paraná”, avaliou.
Para o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, o encontro permite que os produtores rurais compartilhem informações dentro de suas cadeias produtivas e também para o público externo. O líder rural lembrou que, principalmente nos grandes centros, há uma dissonância entre os discursos em relação ao agronegócio e o que realmente acontece no dia a dia do campo.
“Para cumprir com essa missão de nos posicionarmos, é fundamental que tenhamos novas lideranças dentro dos negócios, empresas e comunidades. Precisamos desse apoio de vocês, para que possamos disseminar informações do setor produtivo para todas as esferas, incluindo o público urbano”, salientou Botelho.
Em Guarapuava, Hildegard Abt, uma das coordenadoras regionais da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), destacou as ações do grupo.
“As comissões de mulheres estão movimentando o nosso Estado. Inclusive, convido a todas para que entrem em contato com seu sindicato, mostrem que querem se engajar no nosso movimento. Isso é muito importante para a representatividade e a liderança rural. O Paraná precisa de nós!”, disse.
Programação
Todas as atividades conduzidas ao longo da manhã foram entremeadas por intervenções artísticas, para dar ludicidade ao aprendizado dos participantes. Em um primeiro momento, o consultor da FAEP Claudinei Alves usou como exemplo da importância da representatividade a reversão da tentativa do governo de criar um fundo logístico que seria bancado unicamente pelos produtores rurais. Atores interpretaram uma conversa entre dois produtores e ilustraram a diferença entre uma pessoa engajada no sistema sindical e outra, até então, alheia à representatividade.
Em seguida, foi o momento de falar como funcionam os cursos do SENAR-PR. Para ajudar o público a compreender melhor o braço de formações do Sistema FAEP, os técnicos do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR Alexandre Lobo Blanco e Helen Raksa conduziram os participantes a montarem um quebra-cabeça. Na resolução desse desafio, a dupla demonstrou como ocorrem as relações entre sindicato rural, SENAR-PR e os produtores rurais em relação à oferta de cursos e o trabalho de mobilização.
Para fechar os trabalhos, um detalhamento da representatividade política dos produtores rurais fez parte da programação. Nesse momento, o coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE), Jefrey Albers, e o gerente do Departamento de Planejamento e Controle, Henrique Salles Gonçalves, deram um panorama de como funciona o sistema sindical, desde a base, nas propriedades rurais, passando pelos sindicatos, pela FAEP e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no plano federal.
O post Encontro regional desperta novo ânimo a líderes rurais em Guarapuava apareceu primeiro em Sistema FAEP/SENAR-PR.
Fonte: Sistema FAEP