De olho no mercado de cafés especiais, a Companhia Têxtil Castanhal anunciou o lançamento de um saco de juta com tamanho ajustado para armazenar pequenos lotes. De acordo com a empresa, o pacote tem capacidade para até 25 quilos e, cheio, pode ter seu armazenamento organizado em pilhas de até 35 metros de altura.
“Os produtores de grãos especiais têm necessidades diferentes de uma produção em larga escala. A sacaria de juta é a única que permite a coleta de amostras, facilitando o controle desses lotes”, avalia Maurício Vasques, gerente comercial da Castanhal, no comunicado da empresa.
Segundo a Castanhal, todos os pacotes são produzidos com fibra natural biodegradável, ativos orgânicos e óleos vegetais na fabricação. A promessa é de uma sacaria mais leve, com apenas 262 gramas de peso e com a marca da empresa feita com tinta à base de água, para não interferir no grão.
A companhia têxtil está no mercado desde 1966. A fábrica, localizada em Castanhal (PA), emprega cerca de 1,5 mil funcionários. A empresa ainda tem uma filial em Manacapuru (AM) e representação comercial em São Paulo (SP).
Com o novo produto, a empresa tenta ganhar mercado em um segmento com potencial de crescimento dentro da cafeicultura nacional. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o segmento considerado premium representa ainda algo entre 5% e 10% do consumo nacional de café.
No entanto, nas suas mais variadas formas de consumo, seja em grãos ou cápsulas, a área de cafés especiais tem recebido bastante atenção do setor, que tem apresentado novidades ao mercado. E grandes fabricantes vêm investindo em linhas de produtos de maior valor agregado.
O mercado externo também tem se mostrado demandante. De janeiro a setembro deste ano, foram exportador 4,2 milhões de sacas de café considerado diferenciado, 22,5% a mais que no mesmo período em 2017, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé).
Ainda conforme a entidade, o segmento já representa 17,6% do volume total exportado pelo Brasil e por 21,4% do faturamento. Os principais destinos nos nove primeiros meses do ano foram Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Japão, Itália, Reino Unido e Suécia.
Fonte: Globo Rural