O ministro da Agricultura do Marrocos, Aziz Akhannouch, assinou nessa segunda-feira (07.12) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, três acordos que preveem aportes de 407 milhões de dirhans (US$ 41 milhões) de investidores do país do Golfo em projetos agrícolas marroquinos. Os convênios foram firmados paralelamente à feira da indústria alimentícia Sial Oriente Médio 2015, que ocorre na capital dos Emirados.
Os acordos incluem investimentos nas cadeias produtivas de azeitonas, cítricos e frutas vermelhas, que vão ocupar uma área de 1.515 hectares. O primeiro projeto prevê a plantação de 190 hectares de oliveiras e a instalação de uma unidade esmagadora com capacidade para 100 toneladas diárias.
O segundo projeto trata da plantação de 200 hectares de pomares de fruta cítricas, da construção de uma unidade de armazenagem com capacidade para 30 mil toneladas anuais e de uma unidade de refrigeração com três câmaras com capacidade para 1,3 mil toneladas cada. Já a última iniciativa compreende o desenvolvimento do cultivo de árvores frutíferas, de frutas vermelhas e da criação de animais numa área de 1.125 hectares.
Fonte: ANBA – Agência de Notícias Brasil – Árabe
Fonte: Canal do Produtor