Saldo do mês anterior ou superação das dificuldades enfrentadas em boa parte dos dois meses anteriores?
Pouco importando a resposta, o fato é que as exportações de carne de frango iniciaram o mês de novembro com resultado bastante promissor, visto que em apenas quatro dias úteis somaram 72.141 toneladas, volume que corresponde a uma média diária de 18.035 toneladas.
Essa é a maior média diária de 2015 e sinaliza para a totalidade de novembro (20 dias úteis) volume próximo das 380 mil toneladas – o que, se confirmado, representaria aumento de cerca de 27% tanto sobre o mês anterior como sobre o mesmo mês de 2014 (298,4 mil/t em outubro/15; 297,6 mil/t em outubro/14), além de corresponder ao segundo maior volume de carne de frango in natura já exportado pelo setor (o recorde – 409.823 toneladas – foi registrado em julho passado).
Infelizmente – e como é comum nas exportações – a média da primeira semana do mês tende, naturalmente, a se diluir no decorrer do período. Mas não só isso. O movimento dos caminhoneiros, qualquer que seja seu desdobramento, vai afetar os embarques de novembro. Além disso, paira sobre a atividade, a ameaça de retomada do movimento de paralisação dos fiscais federais agropecuários.
É provável que os efeitos dessas ocorrências sejam minimizados. Ainda assim, é quase impossível contar com a manutenção do ritmo promissor registrado na abertura do mês.
Fonte: Avisite
Fonte: Canal do Produtor