Mas isso não significa que corram o risco de apresentar retrocesso significativo em relação aos dois últimos meses. Pelo contrário, pois ainda que moderadas, as premissas continuam antecipando bons resultados no mês.
Comparativamente aos embarques médios de abril (18.934 t/dia), os resultados da semana inicial de maio (16.319 t/dia) são cerca de 14% inferiores. Mas, supondo-se que o volume registrado se mantenha no restante do mês, essa redução será parcialmente neutralizada, já que maio corrente tem um dia útil a mais.
O mesmo raciocínio se aplica ao que foi exportado em maio de 2015 (14.593 t/dia). E, neste caso, o índice de expansão – da ordem de 12% no momento – será significativamente maior. Ou, mantidas as mesmas médias diárias, quase 17,5% superior.
Porém, o quesito mais importante no momento diz respeito ao preço médio. Que mesmo permanecendo quase 14% abaixo do registrado há um ano, vem apresentando variação positiva desde fevereiro e, no momento, registra expansão de quase 4% em relação ao mês anterior.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Canal do Produtor