00AGROTOXICO_DEFENSIVO_EMBA

EMBALAGENS CORRETAMENTE DESTINADAS

O programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas acaba de atingir um grande marco: 450 mil toneladas do material foram encaminhadas para destinação ambientalmente correta desde o início do funcionamento do Sistema Campo Limpo, em 2002.

Isso equivale ao peso de 75 mil elefantes, ou a 393 estátuas do Cristo Redentor. O Brasil é líder e referência mundial no setor, e o Sistema Campo Limpo, que contribuiu com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tem servido de exemplo para muitos países.

- Esse resultado é proveniente do engajamento de todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público), que cumprem com suas responsabilidades compartilhadas, fazendo a agricultura brasileira mais sustentável e contribuindo com um mundo melhor para futuras gerações – destaca João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).

A correta destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas traz inúmeros benefícios, sociais e econômicos, o que reforça o sucesso desta política e a necessidade de mais iniciativas como essas em outros setores da economia. Em 15 anos de atuação o Sistema Campo Limpo evitou, por exemplo, a emissão de 572 mil toneladas de CO2e (gás carbônico equivalente).

- Esses dados são mensurados pela Fundação Espaço ECO® no estudo de ecoeficiência do Sistema Campo Limpo. Este levantamento nos permite comemorar, também, a grande economia de energia possibilitada pela existência do Sistema: cerca de 24 bilhões de MJ, equivalente ao abastecimento de mais de 2 milhões de casas durante um ano – complementa Rando.

A destinação adequada evitou ainda a geração do equivalente a dez anos de resíduos produzidos por um município de 500 mil habitantes e a extração de cerca de 2,6 bilhões de barris de petróleo.

- A destinação destas 450 mil toneladas de embalagens vazias deve impactar positivamente os resultados de ecoeficiência do Sistema Campo Limpo, trazendo ainda mais motivos para comemorarmos – finaliza o diretor-presidente do inpEV.

Fonte: Comunicação InpEV



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.