Em qualquer plano para o desenvolvimento do setor agropecuário, a necessidade de assistência técnica atuante e de qualidade é fundamental. Além da orientação prestada aos produtores, muitas vezes, o extensionista rural acaba assumindo um papel de organizador e articulador local de políticas e ações para o desenvolvimento no campo.
Desta forma, a recente contratação de 315 novos extensionistas do Instituto Emater, aprovados em concurso público, é de grande importância. Os profissionais já estão assumindo seus postos no interior do Estado, reforçando a estrutura de campo que atua diretamente com o produtor rural.
De acordo com o diretor presidente da entidade, Richard Golba, apesar de numerosa, a nova contratação não elevou os custos para o Estado. Isso porque, após o concurso, aconteceu um programa de demissão voluntária, ao qual aderiram 444 servidores das áreas técnica e administrativa, em final de carreira e com salário comparativamente mais altos.
“A saída deste pessoal aliviou a folha de pagamento e abriu espaço no orçamento destinado por lei à Emater. Desta forma, esta economia real viabilizou a contratação de 315 extensionistas com salários de início de carreira. Sem acréscimos de custo para o tesouro estadual e gerando uma economia de mais de R$ 2 milhões por mês”, afirma Golba.
Vale destacar que estes novos profissionais estão lotados nos escritórios municipais da entidade no Interior do Estado, ou seja, mais próximos do dia-a-dia dos produtores rurais. Além disso, eles vêm com entusiasmo e disposição para iniciar uma carreira na extensão rural. “Isso criou uma nova vibração para o Instituto Emater. São profissionais muito preparados, aprovados num concurso público muito concorrido. Muitos deles com experiência profissional, com pós-graduação [especialização, mestrado e/ou doutorado]”, completa o dirigente da entidade.
Leia a matéria completa no Boletim Informativo.
A notícia Emater recebe profissionais aprovados em concurso apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP