Nesta quinta-feira (6/11), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SED) realizou a entrega das 450 toneladas de arroz, milho e fubá arrecadadas pelo Programa Lavoura Comunitária à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A solenidade foi realizada no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e contou com a presença de Pedro Arraes, presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).
A Emater é responsável pela assistência técnica aos produtores inscritos no Programa Lavoura Comunitária. Em contrapartida aos insumos que recebem para o cultivo de alimentos, os pequenos agricultores participantes doam 4% de sua safra à SED, que repassa os produtos à OVG. A doação, arrecadada por cerca de 13 mil famílias beneficiadas, é distribuída para mais de 400 instituições filantrópicas do estado.
Para Pedro Arraes, um dos aspectos mais relevantes do programa é seu princípio da busca pela autonomia do produtor. “O Lavoura Comunitária é um programa de extrema importância não só porque ajuda a tantas instituições sociais, mas porque parte do princípio de criar condições para que o produtor possa se emancipar e produzir de maneira cada vez mais autônoma”, avaliou.
Em nome das instituições contempladas com os alimentos, Josefa Rolim, do Centro de Referência Raio de Sol, agradeceu os benefícios. “Essa doação, para nós, é tudo. Atendemos muitas famílias carentes, servimos várias refeições por dia e essa doação ajuda a fazer a nossa alimentação melhor”, comemorou.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton, anunciou que o Governo de Goiás espera investir R$ 3,5 milhões no programa para a safra 2015/2016. “Esse programa, sem dúvida, é um projeto em que o governo pretende continuar investindo e incentivando”, projetou Eliton.
Para a presidente da OVG e primeira-dama, Valéria Perillo, os resultados do programa são frutos de uma parceria de sucesso. “Esse programa é resultado de muitas mãos que se unem para nos ajudar a fazer o trabalho social. A parceria da SED com a Emater e os produtores faz com que os alimentos façam a diferença na vida das pessoas atendidas”, declarou a primeira-dama.
“Em momentos de crise, como agora, programas como o Lavoura Comunitária são ainda mais importantes, porque é quando as pessoas mais precisam”, avaliou ainda o superintendente executivo de Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima.
A partir de agora, a OVG entrará em contato com as instituições filantrópicas cadastradas no programa para agendar a entrega dos alimentos.
A diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso, o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Toledo, e o superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Joaquim Araújo também participaram da cerimônia.
Fonte: Emater – GO
Fonte: Canal do Produtor