Após a conquista do Selo de Indicação Geográfica (IG) do Açafrão de Mara Rosa, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), trabalha no próximo passo para implantação do selo. Nesta segunda-feira, (30/05) a entidade compôs as discussões para a aplicação de um plano que tem como objetivo determinar os critérios e as ações para a implementação do Selo de IG por pequenos produtores da região. Na ocasião, estiveram presentes representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás (SED).
Durante a reunião, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira, ressaltou que o projeto em questão tem como objetivo qualificar a cadeia produtiva do açafrão. Elaborado pela pesquisadora Beatriz da Silveira Pinheiro em parceria com a Emater, o projeto ainda está em construção. “É necessário que a pesquisadora bem como todos envolvidos no projeto visitem os produtores de açafrão do município de Mara Rosa para conhecer suas rotinas produtivas. A partir daí, pensar um meio para concretizar e proporcionar vantagens de fato a esses pequenos produtores”, explicou o diretor.
Gargalos e soluções
Entre as propostas inclusas no projeto elaborado pela Emater em parceria com a pesquisadora Beatriz da Silveira Pinheiro, estão ações na área de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Com o objetivo de aperfeiçoar o aspecto produtivo do açafrão de Mara Rosa, a pesquisadora destacou a potencialidade da cultura para o setor. “Visamos também que o projeto estimule o empoderamento do produtor. Que ele saiba as potencialidades da cultura do açafrão produzida por ele”, enfatizou a pesquisadora.
Outro ponto destacado durante a reunião foia importância da assistência técnica qualificada já enfatizada pela Emater. Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da entidade, Antelmo Teixeira, a Emater está em processo de contratação para um profissional capacitado para prestar assistência aos pequenos produtores de açafrão da região.
União
Como toda parceria, cada elo da cadeia produtiva visa contribuir com suas ações em potencial. Segundo a responsável pela Gerência Gerencia de Inovação e Difusão Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento de Goiás (SED), Glady Duarte Correia, a entidade pode contribuir com o repasse de maquinários solicitados no projeto. “Como o projeto prevê maquinários, nós podemos entrar com a solicitação dessas máquinas”, expôs a gerente. Ainda de acordo com Glady, a parceria só poderá se concretizar por meio do projeto elaborado e finalizado.
Visitas
Está prevista para o dia 1º de junho, uma reunião com os pequenos produtores do município de Mara Rosa. Entre os objetivos da visita está a exposição do projeto e a apresentação das vantagens da obtenção do selo de Mara Rosa. Além de ouvir sugestões dos pequenos produtores de açafrão, as entidades acompanharão indústrias de processamento, além de presenciar a colheita da raiz.
Fonte: Emater
Fonte: Canal do Produtor