Se o assunto é agricultura familiar, Goiás faz bonito e não deixa as expectativas caírem. Para fortalecer a produção do setor no estado, além de estimular o consumo dos alimentos produzidos por pequenos produtores da região, a Unidade Local da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em Mineiros, realizou na última sexta-feira (4), o 5º Encontro da Agricultura Familiar na Fazenda Experimental, Luiz Eduardo de Oliveira Sales, em parceria com a faculdade Unifimes.
Durante o encontro, além da participação ativa dos produtores da região, as entidades parceiras e ligadas ao elo produtivo da atividade como, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros, Banco do Brasil S.A., Sebrae Goiás, Programa Energia Social Para a Sustentabilidade Local, Coopermin, Creditag e Prefeitura Municipal de Mineiros por meio das Secretarias de Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços, Educação e Saúde, sugeriram mudanças e analisaram as metas alcançadas durante o ano.
Para a pequena produtora de Mineiros, Zenaide Jesus Almeida, o encontro confirma as potencialidades do setor em Goiás. “É muito importante eventos como esse por que mostra para todos quanto a agricultura familiar é importante para o desenvolvimento econômico de Goiás, por que além de gerar renda aos produtores, valoriza a nossa produção”, explicou Zenaide.
No encontro, além da exposição dos gargalos que permeiam a agricultura familiar, foi realizada também a Feira Agroecológica, que teve como objetivo comercializar com a sociedade em geral os produtos produzidos por pequenos produtores de Mineiros.
Solidariedade e união
Apesar da lógica de mercado acentuar o individualismo e a busca excessiva pelo lucro, o 5º Encontro da Agricultura Familiar em Mineiros mostrou que na região a lógica seguida é crescer juntos. Zenaide Jesus, além de produzir hortaliças, é sócia de uma agroindústria familiar que consiste em uma pequena indústria para produção em pequena escala, voltada para a produção de pães.
A produtora destaca que para a produção dos pães entre outras guloseimas do campo, a agroindústria opta por comprar matéria prima regional, como ovos, leite, milho e demais alimentos de produtores da região.
De acordo com a coordenadora e supervisora da Unidade Local da Emater em Mineiros, Márcia Maria, o encontro visa lembrar que a união faz a força. “Cada colaborador é importante para o desenvolvimento da atividade, ou seja, cada parceiro, cada entidade, seja com apoio financeiro ou com projetos, faz total diferença”, explica a coordenadora.
Ação
Ainda para a coordenadora da Unidade Local, Márcia Maria, a Emater visa aperfeiçoar cada vez mais a atividade que só tem deixado orgulho a todos que permeiam sua produção. “A Emater junto com o Núclo de Estudo de Agroecologia e em parceria com demais entidades coordenam uma rede de cooperação para desenvolver a agricultura familiar”, enfatiza com orgulho Márcia.
Plano
Por fim, como ponto chave das discussões, foi exposto o balanço da atividade durante o ano de 2015 e o planejamento para a agricultura familiar em 2016. O lançamento do plano formulado pelo Encontro está previsto para a próxima quinta-feira (10).
Fonte: Emater
Fonte: Canal do Produtor