O dólar operava em alta ante o real nesta sexta-feira, passando por leve correção após ceder nas cinco sessões anteriores em sintonia com o movimento da moeda ante divisas emergentes no exterior.
Às 10:17, o dólar avançava 0,32 por cento, a 3,2329 reais na venda, depois de cair 2,62 por cento nas últimas cinco sessões. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,3 por cento.
A sessão desta sexta-feira deve ser marcada por um fluxo menor já que os mercados nos Estados Unidos fecham mais cedo após o feriado na véspera do Dia de Ação de Graças.
No exterior, o dólar recuava ante uma cesta de moedas, mas subia contra divisas de países emergentes, como o rand sul-africano e a lira turca.
Como pano de fundo, o noticiário político sobre as negociações em torno da reforma da Previdência mantém os investidores atentos, com o governo buscando colocar o texto em votação no início de dezembro.
- É natural um respiro depois de cinco quedas, mas não mudou a tendência. O dólar pode testar os 3,20 reais na próxima semana, já que cresceu a possibilidade de votar a Previdência neste ano e isso dá otimismo – disse o gerente de Tesouraria do Banco Confidence, Felipe Pellegrini.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já havia dito que a expectativa era pautar a matéria para votar na primeira semana de dezembro e, na véspera, o dólar chegou ao menor nível em mais de um mês contra o real diante do maior otimismo em relação à votação.
Entretanto, deputados e lideranças da base ouvidos pela Reuters vislumbram dificuldades para a votação, seja pela proximidade das eleições, seja pelo desafio de convencimento tanto da população como dos parlamentares.
- Podemos, assim, ver um pouco de instabilidade na moeda, com alguns dias de altas – acrescentou Pellegrini.
Fonte: Reuters