mormo-web

DOENÇAS EQUINAS E A FEAPEC 2015

As doenças equinas mormo e anemia infecciosa, que suspenderam o desfile de cavalarianos em comemoração ao Dia do Gaúcho no município, não prejudicarão a Feira Agropecuária de Cachoeira do Sul (Feapec). A exposição de cavalos na Feapec ocorrerá normalmente porque só podem participar da mostra os animais em perfeitas condições de saúde.

Para que um equino seja exposto na Feapec o proprietário deve obrigatoriamente apresentar exames negativos para mormo, anemia infecciosa e influenza, além de carteira de ficha de vacinação com todas as doses em dia e guia de trânsito animal (GTA).

- O controle é rigoroso e seguro – destaca Marivaldo Leão, veterinário da Inspetoria Veterinária de Cachoeira do Sul.

Aparte e Doma

A Feapec irá de 1º a 18 de outubro, no Parque de Exposições Ivan Tavares. O evento terá seis remates, prova de doma, concurso de música campeira Aparte da Canção Nativa e mostra de comércio, indústria e serviços. As inscrições de animais e expositores devem ser feitas no Sindicato Rural de Cachoeira do Sul até o próximo dia 24. Já para a raça angus as inscrições vão até esta sexta-feira.

Importante

Ontem, a chama crioula para a ronda da Câmara de Vereadores foi trazida do interior para a zona urbana de carro, sem manter a tradição de ser levada a cavalo. A decisão foi da mesa diretora da Câmara em solidariedade aos cavalarianos que não poderão desfilar no Dia do Gaúcho e em respeito à decisão coletiva de autoridades que suspendeu o desfile que ocorreria no próximo domingo.

Para saber mais

O que são mormo e anemia infecciosa

Anemia Infecciosa – A anemia infecciosa traz sintomas como febre, hemorragia e fraqueza, podendo levar o bicho à morte. A doença pode ser transmitida de um cavalo para outro, mas não atinge humanos. O primeiro e até então único caso de anemia infecciosa em Cachoeira do Sul foi confirmado na semana passada em uma hospedaria de cavalos no Bairro Augusta.

Mormo – O mormo é uma doença letal que afeta o sistema respiratório de equinos e pode ser contraída por humanos. A doença cancelou desfiles de 20 de setembro em uma série de municípios do Rio Grande do Sul. Até o momento somente um caso da doença foi registrado no estado, na cidade de Rolante.

Fonte: Jornal do Povo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.