As crises não são boas para ninguém, mas é fato também que são nestes momentos que se aprende a fazer diferente – e melhor – o que já era rotina. Neste cenário de inovação e criatividade, o setor hortifrutícola se organiza para apresentar suas novidades durante a 23ºHortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que acontece de 22 a 24 de junho, em Holambra (SP). Desde o campo até chegar às mãos do consumidor, o setor busca se reinventar para produzir mais, com mais qualidade e menor custo, produtos em cores e formatos atrativos, a fim de encantar os olhos de um consumidor final cada dia mais exigente.
Nesta edição da feira, entre os destaques em tecnologia aplicada na produção está o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), produzido pela HC2 Soluções. Seu uso na agricultura auxilia na previsão de safra, classificação de usos de solo, detecção de linhas de plantio ou ainda falhas de plantio, detecção de pragas invasoras e contagem de pés.
Outro desafio permanente para o agricultor está relacionado à energia (ou a falta de), não apenas pela disponibilidade do serviço como também pela qualidade. Para combater este problema a Nova PRecursor e Estufas Agrícolas Rio Rural apresentam o GPB1000T, um novo modelo de conversor/gerador portátil, recarregável por painel fotovoltaico, ou seja não depende de grandes instalações elétricas para levar a energia ao campo.
Tem novidade também no setor de Florestais, que vive um bom momento, apesar das adversidades econômicas. Neste ano, a Mvisia está abrindo sua área florestal e serão apresentadas duas novas máquinas: a “Seletora de Mudas em Tubetes”, que faz a classificação automática de mudas que crescem em tubetes -como por exemplo mudas de eucalipto – usando visão computacional, e a “Desentubetadora Automática de Mudas”, que faz a retirada automática das mudas que estão prontas para serem plantadas, agilizando o trabalho no campo.
Outro movimento que chama a atenção entre os expositores desta 23º edição da feira é o esforço colocado no pós-colheita, para agregar valor aos produtos. É o caso da linha de equipamentos para processamento de hortaliças e vegetais, apresentada pela empresa AJM Equipamentos. A proposta explora um nicho em crescimento, não só no Brasil mas em todo o mundo, de consumo de alimentos saudáveis e ao mesmo tempo práticos, benefícios oferecidos pelas hortaliças e vegetais minimamente processados, ou seja, prontos para o consumo.
E tem muito mais. Em uma área de mais de 30 mil m², 450 empresas expositoras brasileiras e estrangeiras vão apresentar aos produtores de flores, hortifrutícolas e florestais as últimas novidades no segmento de sementes, bulbos, mudas, fertilizantes, irrigação, ferramentas, estufas, embalagens, vasos, telas, substratos, climatização, biotecnologia etc.. A expectativa para esta edição é de receber mais de 28 mil visitantes, de vários países, e gerar um volume de negócios da ordem de R$ 100 milhões.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Canal do Produtor