agricultura-na-africa-2

DIVERSIFICAÇÃO DE CULTURAS

A diversificação de espécies vegetais é essencial para a sustentabilidade dos sistemas de produção de soja. O tema será amplamente discutido no painel Diversificação de culturas em sistemas de produção de soja: oportunidades e desafios que será realizado, no dia 24, no VII Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja), a ser realizado em Florianópolis, (SC) pela Embrapa.

O contexto e a importância da diversificação de culturas em sistemas de produção de soja no Brasil será o tema da palestra do pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja. A diversificação de culturas no Centro Oeste-Mato Grosso será apresentada pelo produtor e agrônomo, José Eduardo de Macedo Soares Júnior. Para abordar o processo de diversificação de culturas no Oeste da Bahia, o evento convidou o técnico agrícola e produtor, Luiz Antonio Pradella e a diversificação de culturas na região subtropical será apresentada pelo agronômo, Rubem Kudiess.

Para o pesquisador da Embrapa Júlio Franchini, coordenador desse painel no CBSoja, tem se observado que a oportunidade de retorno econômico a curto prazo têm levado à adoção de sistemas de produção pouco diversificados, com a predominância da sucessão soja/trigo e soja/milho de segunda safra nas regiões subtropical e tropical do Brasil, respectivamente.

Na opinião de Franchini, a baixa diversificação de espécies vegetais tem resultado em vários problemas, como o aumento da incidência e severidade de pragas e doenças, degradação da qualidade estrutural do solo, redução da diversidade e atividade dos microrganismos e plantas daninhas de difícil controle.

- Isso se reflete na redução da produtividade e na estabilidade da produção de soja – afirma ele.

O painel pretende debater os resultados de pesquisa e as experiências reais, baseadas em relatos de caso de produtores, que demonstram os benefícios ambientais e econômicos advindos da diversificação dos sistemas de produção.

- Também queremos indicar alternativas de diversificação para as diferentes condições regionais brasileiras – revela – além de incentivar a utilização de sistemas de produção de soja com maior diversificação de espécies vegetais – finaliza. 

Fonte: Embrapa



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.