pessego-web

DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DE PÊSSEGO

Uma reunião técnica para discutir os principais problemas na cultura do pessegueiro, com  representantes latinoamericanos, para apontar direções para pesquisas futuras é o foco de trabalho no VI Encuentro Latinoamericano Prunus sin Fronteras, que acontece em Pelotas,RS, desta terça-feira (dia 17), até quinta-feira (dia 19). Embora seja um evento de caráter técnico-científico, produtores de pêssego e representantes da indústria estarão acompanhando a programação, que se realiza nas dependência da Embrapa Clima Temperado, na BR 392, Km 78. Durante os dias de encontro haverão visitas a propriedades produtoras de pêssego no interior do município e apresentação de trabalho científicos, de forma oral e em posteres.

Segundo o presidente do Prunus sin Fronteras, o pesquisador Rodrigo Frazon, a intenção é apresentar a situação atual de produção de cada país participante e debater os aspectos de entrave no sistema de produção da cultura, seja na manifestação de doenças, na falta de cultivares ou ainda na condução da comercialização dos frutos.

- A expectativa nessa edição está na possibilidade de contarmos com palestrantes no evento. Temos três palestras com convidados, o que vai proporcionar um momento de reflexão e enriquecer ainda mais o Encontro, já que seu objetivo é promover a discussão e reflexão dos pontos fortes e fracos na cultura do pessegueiro – falou Rodrigo.

Estão confirmadas as palestras Produção de pêssegos na Califórnia e o Programa de melhoramento genético na UCDavis,com o professor da Universidade da Califórinia, Davis, Thomas Gradziel;  A Produção de pêssegos sob condicções subtropicais brasileiras, com Lourenço Nyssen, Holambra, de Paranapanema, SP e  A cultura do pessegueiro na Europa: tendências de mercado e manejo com o consultor autonômo em fruticultura da Espanha, Juan Negueroles.

Até o momento irão participar da rodada de apresentações sobre a cultura e a pesquisa representantes oriundos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai. Do Brasil, estão previstos a presença também de pesquisadores e técnicos vindos de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os estados brasileiros com a presença da cultura.

Os trabalhos técnicos a serem apresentados vão abordar estudos de avanço do conhecimento nas áreas de melhoramento genético, fisiologia, fitotecnia, fitossanidade e mercado e comercialização.

- Temos inscritos cerca de 42 trabalhos técnico-científicos, sendo que destes, 17 serão apresentados na forma oral, os demais, serão apresentados em posteres, e eles representam as mais diversas instituições de pesquisa, de ensino e de extensão rural do Brasil – chamou a atenção Rodrigo.

As visitas às propriedades rurais acontecem no dia 17/11 e 19/11, respectivamente no pomar de pêssegos de Dari Bosembecker (produção para indústria) e no pomar de Joâo Bender (produção in natura). As visitações acontecem das 13h30 às 17h30.

A programação completa do evento pode ser acessada em http://www.cpact.embrapa.br/eventos/2015/novembro/prunus-sin-fronteras/arquivos/programa.pdf

O Sindocopel, a Associação de Produtores de Pêssego de Pelotas e a Prefeitura Municipal de Pelotas são apoiadores deste evento.

Fonte: Embrapa



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.