A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reúne, nesta sexta-feira (14), extrativistas de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal no Jardim Botânico de Brasília. O evento, chamado Jardim Cerratense, visa ampliar o acesso às políticas públicas e, assim, promover a inclusão socioprodutiva.
Durante todo o dia, extrativisitas dos municípios mineiros de Januária, Levinópolis, Itacarambi e Montes Claros e de comunidades kalungas do município goiano de Cavalcante, da Chapada dos Veadeiros e do Distrito Federal conhecerão mais sobre instrumentos públicos de garantia de renda e apoio na venda de sua produção, como a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).
Por meio da Política, a Conab garante remuneração mínima para 15 produtos, pagando um bônus para o extrativista após a comprovação da venda do seu produto por um preço inferior ao fixado pelo governo federal. A política é um incentivo econômico ao uso sustentável dos biomas brasileiros e proporciona a melhoria de renda a povos e comunidades tradicionais.
Os extrativistas conhecerão também outras modalidades de apoio à comercialização de produtos extrativos, como as compras públicas e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Particparão, ainda, de debates sobre acesso a mercados sustentáveis e experiências exitosas.
No sábado, dia 15, estão previstas atividades abertas ao público em geral. Haverá uma feira de produtos da sociobiodiversidade e programação infantil com oficinas de ilustração, mandalas e massinhas orgânicas, além de atrações culturais.A expectativa é fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e o poder público de maneira integrada com a agenda socioambiental, de forma a promover a conservação, a recuperação e o uso sustentável do Cerrado.
O evento é uma parceria entre a Conab, Ministério do Meio Ambiente, Aliança Cerrado, Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), governo de Brasília, Agropolis Fondation, Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses) e Jardim Botânico de Brasília.
Veja a programação completa aqui.
Serviço:
Jardim Cerratense
Local: Jardim Botânico DF
Dia: 14 e 15 de julho
Horário: dia 14/07 – de 8h30 às 19h10
dia 15/07 – de 9h às 18h30
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6389
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB