A data foi instituída pela ALMG em 1998, a pedido da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), para homenagear aqueles que garantem a alimentação e o desenvolvimento econômico do nosso estado.
Os produtores rurais cultivam o campo e a história. Nos momentos mais importantes de Minas, o homem do campo sempre foi fundamental: a agricultura e a pecuária sustentaram o crescimento e a modernização do estado. Nas fazendas, surgiu a autêntica culinária mineira, mais uma contribuição à construção da cultura e enriquecimento das tradições da gente mineira. Ao longo do tempo, o dinamismo de agricultores e pecuaristas levou o estado a novas conquistas. Graças a sucessivos recordes de produção, atualmente o agronegócio representa 42% da riqueza estadual.
Minas Gerais é uma verdadeira potência agropecuária. É o maior produtor nacional de café, leite e batata, e detém o maior rebanho equino do país. É segundo na produção de cana-de-açúcar, feijão e sorgo, e concentra o segundo maior rebanho bovino. Destaca-se também na produção nacional de milho, ovos, tomate, frutas e hortaliças. Além disso, é o principal estado reflorestador do Brasil.
Muito distante da literária imagem do caipira de enxada nas costas, o produtor rural mineiro é atualizado com a tecnologia, com os meios de comunicação, as pesquisas e a inovação. Busca informações, capacita-se, faz cursos, investe em georreferenciamento, usa aplicativos online para gerenciar sua propriedade. Com o crescimento das cidades e redução de terras produtivas disponíveis, soube comandar uma revolução tecnológica que tem garantido crescente produtividade por área, com menor impacto ambiental – afinal, preservar os recursos naturais é a garantia para seu futuro. Tudo isso mostra que o produtor rural tem tradição em tornar Minas cada vez mais forte.
Em reconhecimento desse importante trabalho, a FAEMG comemora o Dia do Produtor Rural Mineiro com a entrega da Medalha do Mérito Rural a produtores, instituições e pesquisadores, que se destacaram em relevantes atividades no campo. A solenidade será dia 7/7, no Centro Cultural Bradesco, no Minas Tênis Clube, em BH, às 19h30.
A Grande Medalha deste ano será entregue ao engenheiro agrônomo e doutor em Economia Rural, Eliseu Alves. Mineiro de São João Del Rei, trabalha há mais de 50 anos pelo desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Iniciou carreira como pesquisador da Emater-MG. Integrou o grupo de trabalho que idealizou a Embrapa. Fez parte da primeira diretoria da empresa e a presidiu entre 1979 e 1985, quando a instituição foi consolidada e tornou-se respeitada no Brasil e no exterior. Também foi presidente da Codevasf. Desde 1990, é pesquisador da Embrapa, na área de política agrícola, desenvolvimento institucional e economia de produção, e, atualmente, é assessor da presidência.
Além da Grande Medalha, a Medalha do Mérito premia as categorias de Produtor Rural, Sindicato Rural, Técnico-Científica, Comunicação e Política. São 19 agraciados a cada ano. Assim, a Federação pretende dignificar todo o meio de produtores rurais e de representação classista, mostrando que o campo também tem os seus heróis.
Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – FAEMG