Contrariando as expectativas – que sugeriam estabilidade de preços por todo o mês de outubro, como já ocorreu em ocasiões anteriores – no último sábado, dia 20, o frango vivo comercializado no interior paulista sofreu baixa de 10 (dez!) centavos, sendo comercializado por R$3,15/kg.
Com essa redução, rompeu-se uma estabilidade que durou que durou mais de cinco centavos mas que, nos últimos dias, vinha sendo apenas aparente, pois, antes mesmo de encerrada a primeira quinzena, o setor começou a sentir os reflexos da retração do consumidor, situação que tornou o mercado fraco e culminou com negócios fechados a preços inferiores ao valor de referência.
Aparentemente, a oferta se mantém estável. Mas como o problema é de demanda, não será com essa baixa de preços que a regularização do mercado virá. Assim, a tendência de baixas persiste.
Em Minas Gerais o frango vivo entra, hoje, na sétima semana com o preço inalterado em R$3,20/kg. Mas, ao contrário do observado entre os paulistas, o mercado mineiro permanece firme.
Fonte: Aviisite