No Dia Internacional do Leite, 24 de junho, a Emater/RS-Ascar promoveu uma oficina de elaboração de derivados do leite (queijo minas frescal e colonial, iogurte, bebida láctea, ricota, doce de leite e maionese à base de leite), no CTG Dom Feliciano, para integrantes da Chamada Publica do Tabaco.
A capacitação foi ministrada pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar Eduardo Franz de Mesquita, de Dom Feliciano, Cristina Chimanski da Fontoura, de Chuvisca, e Barbara Maciel Getz, de Chuvisca, com a intenção de proporcionar aos 15 participantes uma atividade a mais que pode ser inserida nas rotinas rurais e que, além de alimentar a família, poderá proporcionar a geração de renda extra.
Na oficina, foram abordados diversos assuntos relacionados à atividade, desde os cuidados com a qualidade do leite até o produto final e sua importância para a segurança alimentar e econômica das famílias.
Além dos produtores rurais, participaram o secretário municipal da Agricultura, Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente de Dom Felicano, João Paulo Pereira Gomes, e o presidente da COOPACS (Cooperativa Agropecuária Centro Sul LTDA), Alvorino Bergman Miritz.
A Chamada Pública do Tabaco é executada pela Emater/RS-Ascar e se encontra no segundo ano de atividades. Através desta ação são atendidas 960 famílias na Região Centro-Sul do Estado e 28 em Dom Feliciano. Os recursos são provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o processo visa levar assistência técnica às famílias através de visitas, reuniões, oficinas, dias de campo, entre outras ações para incentivar e apoiar a diversificação das atividades e aumentar a renda familiar.
Fonte: Emater