A comercialização de trigo em grão está lenta no Brasil. Segundo colaboradores do Cepea, o setor de ração vem reduzindo a demanda pelo cereal, devido à entrada do milho segunda safra no mercado nacional. Moinhos brasileiros estão adquirindo apenas pequenos lotes, indicando que estão abastecidos e recebendo trigo negociado anteriormente.
Entre 20 e 27 de junho, o preço médio do trigo caiu 1,7% no Rio Grande do Sul, a R$ 832,19/tonelada nessa segunda-feira, 27. Já no Paraná, as cotações registram ligeira alta, de 1,1% no mesmo período, fechando a R$ 907,65/tonelada no dia 27. Quanto às lavouras, as chuvas e as baixas temperaturas em algumas regiões do Paraná vêm favorecendo as áreas já semeadas.
No Rio Grande do Sul, agentes indicam que as lavouras seguem se desenvolvendo bem. Para as próximas semanas, a previsão de clima seco e frio deve seguir favorecendo a cultura. Com isso, as expectativas de colaboradores do Cepea são de recuperação da produtividade e de qualidade satisfatória na safra deste ano, cenário que anima triticultores.
Fonte: Cepea