O aumento da demanda por parte dos Estados Unidos foi o fator de estímulo às exportações brasileiras de suco de laranja, que se recuperaram em março. A avaliação foi divulgada nesta sexta-feira (10/4) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Na comparação com março do ano passado, o volume embarcado – de 239,4 mil toneladas – representou um aumento de 119%. O faturamento com as exportações – de US$ 256,4 milhões – foi 109,3% na mesma comparação.
- Com expectativa de menor safra na Flórida, aquele país deve seguir comprando suco brasileiro, visando atender à procura doméstica, apesar da queda no consumo agregado. Além disso, também houve elevação nos embarques para a União Europeia, principal comprador do suco do Brasil – diz a instituição, em nota.
Mercado interno
Já no mercado interno, o Cepea registra queda nos preços da laranja de mesa. De acordo com a instituição, a oferta de fruta de qualidade segue limitada e a entrada das precoces no mercado, ainda que em pequenos volumes, já tem pressionado as cotações.
Na parcial desta semana (segunda a quinta-feira), a pera tem média de R$ 17,22 a caixa de 40,8 quilos, na árvore, queda de 1,6% frente à anterior.
Fonte: Globo Rural
Foto: Thinkstock