drone_portal

DA SALA DE AULA PARA SOLUÇÕES REAIS

Pensar em uma solução para o volume de lixo produzido diariamente pela população, formas de desenvolver economicamente a pecuária de corte ou buscar maneiras de resolver problemas sanitários como o controle eficiente da doença Tristeza Parasitária Bovina (TPB) são desafios diários para os servidores do governo do Paraná e outras entidades. Pioneiro no estado, o curso de Capacitação Profissional em Análise de Projetos tem colaborado para que projetos desta magnitude saiam do papel para promover melhorias reais e práticas à população paranaense.

Ofertado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, em parceria com o governo estadual, o curso, já na sua terceira turma, tem capacitado profissionais para elaboração de projetos e, mais, identificação de oportunidades. Em muitas ocasiões, existem recursos humanos e econômicos para levar adiante as ações. Porém, o problema esbarrava na falta de metodologias para reunir as informações e os atores interessados compostos em uma rede que permita apresentar soluções viáveis para o problema.

Até agora, duas turmas já foram certificadas, totalizando 60 participantes. A segunda turma reuniu profissionais de 16 órgãos e secretarias estaduais. As aulas da terceira turma começaram no início de abril. O curso é dividido em sete módulos, num total de 240 horas. As aulas são ministradas pela FAE Business School, em Curitiba, e já resultam em uma mudança de mentalidade.

“Não existia, dentro do Estado, uma padronização de projetos. Como tratamos diretamente com empresas privadas, muitas de grande porte, precisamos estar no mesmo nível de gerenciamento de projetos delas. O curso veio para reduzir essa discrepância entre o público e o privado e trazer o mecanismo, a padronização e as melhores práticas necessárias para a elaboração de um projeto”, ressalta Elton Augusto dos Anjos, coordenador de Parceria Público-Privada (PPP) da Secretaria Estadual de Planejamento (SEPL).

Elton fez parte da primeira turma do curso de Capacitação Profissional em Análise de Projetos e, hoje, muitos dos conhecimentos adquiridos em sala de aula já estão em prática na rotina de trabalho. “Antigamente, a gente fazia o redação do projeto, mandava para assinatura do governador e, depois, corria o risco de descobrir falhas. Agora temos a cultura de desenhar o fluxo do processo, inclusive com a análise de risco, antes de viabilizar”, complementa.

Leia a matéria completa, clique aqui

A notícia Da sala de aula para soluções reais apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.

Fonte: Sistema FAEP



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.