Que tal uma cuca para depois do banho de mar ou um bom sanduíche de pão caseiro com schimia para o café da manhã? Pela primeira vez, a Feira Estadual de Agricultura Familiar chega a Capão da Canoa e fica durante quase toda a temporada, até o dia 29 de fevereiro. O evento ocorre no Shopping das Fábricas, na Avenida Ararigbóia, 284, todos os dias, das 16h às 23h.
A feira é uma parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Emater/RS e Joaquim Peroni. Ao todo são 17 expositores que trazem os sabores típicos de várias regiões do Estado para o Litoral Norte. Nos estandes, os visitantes vão encontrar as rapaduras típicas de Santo Antônio da Patrulha, a erva-mate, o queijo, o suco, a schimia, o salame, o vinho colonial e outros itens.
Os ingredientes da região das Missões também estão presentes na feira. Vêm de Sete de Setembro, próximo das fronteiras do Prata, uma porção de frutas nativas que estão conquistando os turistas do litoral. Ao lado de nomes tradicionais, como uva, laranja e morango, estão o butiá, a guavirova e a uvaia, além de outros sabores característicos da região.
O produtor Miguel Bonifácio Sobucki e a filha Letícia Rita fazem a festa dos visitantes com copinhos para degustar os sucos, que são vendidos no formato concentrado e também em polpa.
- As frutas agradam porque oferecem uma doçura com gosto de infância – brinca Sobucki. O estande também oferece geleias e conservas com os mesmos ingredientes. É uma nova experiência estar em Capão da Canoa – falou.
- Esperamos que os visitantes gostem do que fazemos, pois é tudo com muito cuidado e de qualidade – orgulha-se.
Fonte: FETAG – RS