foto-campo-geral-web

CUSTO DE PRODUÇÃO

A taxa cambial foi responsável por mais uma queda nos custos de produção no setor rural. Conforme levantamento divulgado pela assessoria econômica do Sistema Farsul, nesta quarta-feira, dia 23, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) de julho registrou -0,22%, tendo os agroquímicos como principais responsáveis pelo resultado, em especial os inseticidas.

O acumulado do ano apresentou deflação de 4,91%. O mesmo aconteceu no período de 12 meses que registrou -3,39%, tendo fertilizantes como o item de maior retração nos preços, chegando a -15%. Entre as lavouras, milho é a que possui o menor custo de produção.

Já o Índice de Preços Recebidos pelo Produtor (IIPR) atingiu 2,42%, sendo o terceiro mês de crescimento consecutivo, após dez de queda. Os produtos mais valorizados foram trigo (5,3%) e soja (3,3%). Porém, no acumulado do ano o resultado é de queda (-13,4%), assim como no período de 12 meses (-20,6%).

Fonte: Farsul



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.