Nesta semana, famílias do meio rural e urbano de Porto Vera Cruz tiveram a oportunidade de participar de capacitações em jardinagem e paisagismo, promovidas pela Emater/RS-Ascar em parceria com Sicredi e Senar. Foram realizadas oficinas na Linha São José, no Lajeado Cafundó, e na sede do município, onde participaram também professores e estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Tamandaré.
As oficinas contemplaram muita prática e aprendizado, deixando marcas de embelezamento nas comunidades em que foram realizadas. Durante a capacitação foram enfatizados a valorização e o aproveitamento de elementos existentes nas propriedades, como troncos, cascas, pedras e restos de telhas e tijolos, além de plantas diversas. A extensionista da Emater/RS-Ascar, Neiva Marines Benke, comenta que a transformação dos ambientes foi muito significativa e o resultado, comemorado pelos participantes.
- Melhorar o entorno das propriedades, além da estética, proporciona bem-estar e melhora a autoestima de toda a família – ressalta Neiva, ao lembrar também que – estes ambientes melhorados, indiferente do tamanho, tornam-se espaços harmoniosos para relaxar, descontrair e nos restaurar. Pode servir também como lugar para apreciar a beleza, as formas, aromas e cores da natureza – completou.
Com a proposta de aproximar e conectar as pessoas com os elementos da natureza, a oficina de jardinagem motivou os participantes a aplicar as técnicas nos locais onde vivem.
- Eu vou lidar nas minhas plantas para me acalmar e curar, e ter meus sentidos colocados em sintonia novamente – relata o participante do curso, Noli Claudemir Backes.
Fonte: Emater-RS