As baixas temperaturas registradas em junho influenciaram diretamente na qualidade de alguns produtos em São Paulo, causando prejuízos e consequentes aumentos de preço. Na região do Vale do Ribeira, por exemplo, as geadas prejudicaram o cultivo de banana.
Embora as temperaturas em junho tenham ficado dentro da média histórica para o mês, entre 12°C e 23°C em Sorocaba, a atuação de três massas polares de forte intensidade fez com que as temperaturas ficassem abaixo de 10ºC por vários dias seguidos. Geadas também ocorreram de forma generalizada em várias regiões do estado.
- Desde o fim de abril, essas massas de ar polar avançaram sobre a América do Sul e fizeram com que o Brasil experimentasse frio intenso – afirma Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.
O impacto foi grande e o prejuízo deve ser sentido pelos produtores até o ano que vem. Segundo Roberto Kobori, engenheiro agrônomo e consultor técnico da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira – ABAVAR, a perda foi de aproximadamente 70% nas regiões Sul e Sudeste, o que ocasionou um aumento de 30% a 40% no custo de produção.
Fonte: Climatempo