Uma das atrações do IV Congresso Nacional de Feijão-caupi (Conac), evento que acontece de 7 a 10 de junho, em Sorriso – MT, será o lançamento da cultivar BRS Imponente, mais um resultado do Programa de Melhoramento Genético do Feijão-caupi, coordenado pela Embrapa Meio-Norte, em Teresina, Piauí.
Essa cultivar vem atender aos anseios de produtores e consumidores que há anos desejavam um produto com grãos brancos extra grandes nos moldes da ‘BRS Imponente' que é a primeira no mercado brasileiro com atrativos que atendem diretamente o mercado internacional. Seu peso chega a ser um terço maior quando comparada a cultivar BRS Novaera, lançada anteriormente pela Embrapa.
Além do tamanho do grão, a BRS Imponente apresenta outras características importantes para a mecanização, como o porte semiereto, ramos laterais curtos, ciclo de maturação precoce e inserção das vagens acima do nível da folhagem.
A cultivar BRS Imponente é mais adaptada ao cultivo em sequeiro, situação em que atingiu 2.181 kg por hectare (Mato Grosso), evidenciando o alto potencial de produtividade. No cultivo irrigado por aspersão convencional, a média de produção chegou a 1.165 kg por hectare.
A presença de altos teores de ferro e zinco é também uma característica importante dessa cultivar, superando as quantidades de minerais e nutrientes apresentadas pelo feijão-comum. O grão é de rápido cozimento e largamente utilizado na culinária das regiões Norte e Nordeste.
O lançamento da BRS Imponente será realizado às 9h45, no estande da Embrapa, Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso. As inscrições antecipadas pelo site foram encerradas, mas é possível participar do IV Conac realizando a inscrição no local. A programação completa está no site: www.conac2016.com.br
Saiba mais sobre a cultivar de feijão-caupi BRS Imponente aqui.
Fonte: Embrapa
Fonte: Canal do Produtor