Imagine juntar o bacuri do Norte com o café de Minas Gerais. Ou o aipim do Rio de Janeiro com o arroz da região Sul. O resultado não poderia ser diferente: uma explosão de sabores e texturas. Para apresentar as delícias do Brasil na Feira Expoalimentaria, no Peru, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) promove uma degustação gourmet no estande Brazil – Family Farming. Todos os oito empreendimentos participam da ação e as receitas foram pensadas em conjunto.
A parceria do arroz da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap) com o aipim da Cooperativa de Produtores Rurais do Rio de Janeiro (Agroverde) resultou no prato tradicionalmente conhecido no Brasil como “vaca atolada”.
- O público está adorando a degustação. A ideia trouxe mais qualidade na hora de apresentar os nossos produtos. A vaca atolada é legal porque foi possível mostrar a textura do nosso aipim, que tem agradado e já é tido como mais saboroso que o do próprio Peru – garante Diego Barreto, representante da Agroverde.
A Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense (Coopersulca) apostou no arroz carreteiro, com uma pitada de tempero peruano, para agradar aos visitantes locais. Para a sobremesa, o bacuri, da Fazenda Bacuri, da região Norte, juntou-se ao café de Minas Gerais, da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam).
- A ideia foi de um mousse de bacuri com espuma de café. Para decorar, usamos compota da fruta. O objetivo foi misturar todos os sabores para mostrar a diversidade do nosso país – conta Hortência Osaqui, da Fazenda Bacuri.
A Fazenda Bacuri ainda apresentou a tradicional receita do açaí com o guaraná, da Associação dos Agricultores Familiares do Alto Urupadi (AAFAU).
- A combinação do açaí com o guaraná é perfeita. Uma mistura de fibra com energético natural. Um sabor suave, e, ao mesmo tempo, muito característico da região da Amazônia – explica Clovis Canarama, representante da AAFAU.
Para idealizar todos as receitas, o estande contou com a participação especial da gastróloga peruana Chyntia Torres, de 34 anos, premiada com excelência acadêmica na área de gastronomia.
- Não conhecia muitos os produtos do Brasil e estou fascinada. Ao pensar no menu, vou provando e sentindo os sabores brasileiros que são tão sensacionais. Está fantástico – comemora.
Para agradar o paladar dos visitantes peruanos, Torres também preparou receitas típicas do país, tais como, arroz con pollo (arroz com frango), e arroz rojo (arroz com carne e legumes).
- Somos apaixonados por arroz. Quando soube que teríamos a iguaria brasileira, já comecei a elaborar pratos da região. Acho que conseguimos agradar ao público. Quem provou, garantiu o sucesso. Maravilhoso. A culinária brasileira é realmente muito saborosa. Fiquei impressionado com o gosto do açaí – disse Juan Peres, de 27 anos.
A feira Expoalimentaria termina nesta sexta-feira (29) e a expectativa é que mais de 50 mil pessoas visitem os 600 estandes espalhados pelo evento.
Expoalimentaria 2017
A Expoalimentaria é tida como um ponto de encontro internacional de empresas exportadoras e recebe compradores dos cinco continentes. No ano passado, cerca de 45 mil pessoas visitaram os mais de 600 expositores participantes. Este ano, a expectativa é que o público ultrapasse 50 mil. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) está presente na feira com a promoção do estande Brazil ‘ Family Farming. Oito empreendimentos integram a delegação brasileira com os mais diversos produtos.
Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário