A agência de fiscalização sanitária da China detalhou nesta terça-feira (20/6) os critérios que serão exigidos na importação de carne bovina dos Estados Unidos. Entre eles estão o controle da região de origem do gado e os métodos utilizados no abate – os animais abatidos devem ter menos de 2,5 anos. O anúncio faz parte do processo de abertura do mercado da China para a carne bovina dos Estados Unidos, que estava fechado há mais de 13 anos.
O primeiro carregamento está agendado para chegar em Xangai nesta quarta-feira (21/6). A reabertura do mercado chinês à carne bovina dos EUA faz parte de um acordo comercial mais amplo anunciado em maio pela administração do presidente Donald Trump e por autoridades chinesas.
Em 2003, a China suspendeu a importação de carne norte-americana alegando preocupações com a segurança alimentar após casos da doença da vaca louca. A proibição foi um duro golpe para a indústria norte-americana, que em 2002 forneceu 70% da carne bovina importada pela China. A decisão se mostrou ainda mais relevante nos anos seguintes, à medida que a crescente classe média chinesa tornou o país asiático o mercdo de mais rápida expansão para a carne bovina.
Fonte: Estadão