A produção de feijão no noroeste de Minas Gerais deverá ser 3,5% maior do que na temporada passada. Os agricultores já estão na época de colheita e comemoram os bons resultados.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Minas Gerais pode produzir na terceira safra 181,5 mil toneladas do alimento.
Segundo a secretaria de Agricultura do estado, até agora menos da metade da área cultivada foi colhida.
Na fazenda dos agricultores Pedro Machado e Tiago Donizete Machado, em Guarda-Mor, o trabalho de retirada dos grãos começou há duas semanas, e a produtividade nos 300 hectares irrigados está agradando.
“Está surpreendendo, estamos produzindo em torno de 55 sacos por hectare, com qualidade muito boa e custo reduzido, a expectativa é boa”, afirma Tiago.
O preço também está animando os produtores. O agricultor João Alves, que cultiva o grão em Paracatu, fez as contas e diz que a atividade está compensando o investimento.
“Você tem um custo nas áreas irrigadas em torno de R$ 100 por saco. Então, abaixo disso daria prejuízo. (Com o preço) a R$ 150 hoje remunera o investimento”, explica Alves.
Fonte: G1