drone_portal

CORREDOR DE EXPORTAÇÃO DE PARANAGUÁ ANOTA MOVIMENTAÇÃO RECORDE EM 2015

O corredor de exportação do Porto de Paranaguá, no Paraná, atingiu um recorde de movimentação em 2015, com 16,14 milhões de toneladas escoadas por meio do complexo, informou nesta terça-feira (5/1) a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em nota. O número supera em 9,1% o volume movimentado em 2014 e representa aumento de 1,1% em relação à segunda maior marca, de 15,9 milhões de toneladas, atingida em 2012.
O recorde foi alcançado mesmo com volume de chuvas 44% superior em relação ao ano anterior e com a paralisação parcial de alguns berços para a troca de equipamentos, segundo a Appa. "Inauguramos quatro novos shiploaders e devolvemos competitividade ao corredor de exportação", disse, no comunicado, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho.
De março a dezembro do ano passado, foram montados, erguidos e entraram em funcionamento quatro novos shiploaders – equipamentos usados para carregar os navios no corredor. Os equipamentos conseguem carregar com 33% mais agilidade do que os antigos, aumentando a velocidade de embarque de 1,5 mil toneladas por hora para 2 mil toneladas por hora.
A soja foi o produto com maior movimentação no porto. Ao longo do ano, foram exportadas 7,8 milhões de toneladas do grão pelo corredor, o que representa 21% de aumento em relação a 2014. Também foram exportadas 4,8 milhões de toneladas de farelo de soja, 3,3 milhões de toneladas de milho e 203 mil toneladas de trigo.
O corredor de exportação também registrou recordes de movimentação diária e mensal de escoamento de grãos. Em junho, o complexo teve a maior movimentação em um único mês, com 1,92 milhão de toneladas exportadas. No dia 9 de dezembro, foi a vez de bater o recorde diário, com 51,7 mil toneladas carregadas em um dia em um único berço.
Fonte: Revista Globo Rural

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.