No início deste mês, a Emater/RS-Ascar, o Sindicato Rural e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Francisco de Paula promoveram uma campanha de controle biológico das lagartas do milho.
O controle biológico consiste em liberar, no ambiente, espécies de vespas hospedeiras, que parasitam as lagartas que causam importantes danos econômicos na cultura do milho.
- A ação desta vespa se dá pela postura de seus ovos no interior dos ovos das lagartas. Desta forma, a larva da vespa se alimenta do ovo da lagarta, controlando a mesma – explica o técnico da Emater/RS-Ascar de São Francisco de Paula, Jean Carlos de Matos.
Na safra 2014/2015, a tecnologia foi utilizada em 56 hectares de milho em São Francisco de Paula, graças a uma parceria da Emater/RS-Ascar e Sindicato Rural, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Neste ano, foram aplicadas cartelas em 60 hectares de milho, em diversas localidades do município.
- Os produtores vêm adotando essa tecnologia devido aos seus benefícios financeiros e ecológicos. Os que já a utilizam estão bastante satisfeitos com os resultados – afirma Matos.
Segundo ele, espera-se uma crescente demanda pela tecnologia, reduzindo custos os de produção, o impacto ambiental e melhorando a qualidade de vida dos produtores.
Fonte: Emater- RS