organizos

CONSUMO DE ORGÂNICOS

O mercado de orgânicos no Brasil, embora cresça em média dois dígitos ao ano, ainda precisa superar um fator crucial para conquistar mais consumidores: o preço. Uma pesquisa com 905 pessoas de nove cidades e em quatro regiões, encomendada pela Organis Brasil, principal entidade representativa do segmento no país, aponta que “preço acessível” é o motivo número um que faz as pessoas não adquirirem os produtos orgânicos. Isso vale tanto para quem não consome como para os já tem o hábito de se alimentar com orgânicos eventualmente. Entre os consumidores, 62% alegaram esse motivo, e entre os não-consumidores, 41% dos entrevistados afirmaram que não compram porque consideram os preços dos produtos “inacessíveis”.

A falta de lugares próximos também aparece na pesquisa como um dos principais pontos limitantes para o aumento do consumo no país. Entre os adeptos de orgânicos, essa é a segunda maior barreira – 32% dos entrevistados alegaram ter dificuldades em encontrar os produtos em locais próximos. Já entre os que ainda não costumam comprar alimentos orgânicos, a proximidade com pontos de venda foi o terceiro maior motivo para não participar deste mercado – 12% dos entrevistados alegaram a razão. O segundo principal motivo desse público é simplesmente a falta de interesse sobre os produtos.

Um dos dados considerados mais importantes pela cadeia produtiva é que uma parcela significativa da população urbana já incorporou os orgânicos em seu hábito alimentar, segundo a pesquisa 15% das pessoas que vivem na cidade consomem os produtos livres de agroquímicos.

Fonte: Revista Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.