Consumo de etanol segue acelerado no Brasil. De janeiro a setembro, o consumo de hidratado chegou a 13,14 bilhões de litros. Este número representa um crescimento de 42,2%, diante ao 9,24 bilhões de litros consumidos no mesmo período de 2014. Apenas em setembro, foram 1,6 bilhões de litros utilizados em veículos da frota flex. Já o anidro, se manteve estável nos últimos nove meses, com uma ligeira queda de 1,3% no mercado interno, atingindo a 8,05 bilhões de litros. As informações fazem parte da atualização de safra da DATAGRO, divulgadas na tarde desta quinta-feira, 29.
Diante deste cenário, biocombustível já apresenta uma forte competitividade junto à gasolina. Segundo Plinio Nastari, presidente da DATAGRO, no acumulado deste ano, o consumo para gasolina C teve redução de 6,7%, enquanto para gasolina A, caiu em 8,5%, comparado ao ano passado. “Numa situação queda do PIB, o consumo de etanol total no ciclo Otto cresceu em 21,8%, com relação a 2014”, afirmou Plinio Nastari, durante a coletiva.
A produção de etanol em 2015/16 ainda será recorde. De acordo com Plinio Nastari, a indústria indica uma produção de 30,02 bilhões de litros no Brasil, contra 28,5 bilhões de litros dados na última estimativa da DATAGRO, em setembro. Deste total, o país também destinará 1,8 bilhão de litros para exportação.
Fonte: Universo Agro
Fonte: Canal do Produtor