O chá está ameaçado de deixar de ser a bebida quente favorita da Inglaterra. Fora de casa, os britânicos estão agora bebendo quase duas xícaras e meia de café para cada xícara de chá – 2,1 bilhão versus 874 milhões anualmente. A expansão de redes como Statbucks e Costa são testemunhas do aumento no consumo de café. O consumo de chá, ao mesmo tempo, caiu em 19% desde 2010.
Cafés especiais, como americanos e cappuccinos, dominam o mercado, com as versões filtradas compreendendo somente 23% das vendas.
Os cappuccinos, que custam cerca de US$ 4,20, são claramente o número um. Cerca de 486 milhões foram vendidos no ano passado, um aumento de 12% com relação a 2012. O café americano teve o crescimento mais rápido, de 33%, levando às vendas totais de xícaras para 431 milhões, talvez porque tenda a ser mais barato.
Os dados, publicados por pesquisadores do NPD, mostram que as vendas de expresso aumentaram em 31%, para 99 milhões por ano.
Em contraste, as vendas de café coado de forma tradicional caíram em 20%.
O consumo de café entre os britânicos está em terceiro lugar entre os cinco maiores mercados da Europa. A Itália está no topo, com US$ 4,78 bilhões de xícaras por ano, à frente da França, com 2,27 bilhões. A Alemanha ficou com 1,93 bilhão de xícaras, enquanto a Espanha consome 1,77 bilhão.
A Inglaterra se destaca, porque é o único mercado onde o consumo de café fora de casa cresceu nos últimos cinco anos.
Muriel Illig, do NPD, disse que o status do chá como bebida nacional está em risco. “Enquanto o café sobe, o chá oscila – é realmente necessário lutar. A participação do chá no país, famoso por seu amor por essa bebida, tem caído de forma significativa e a sede por cafés especiais está abocanhando a demanda por chás especiais”.
Fonte: Café Point
Fonte: Canal do Produtor