A caprinocultura tem se destacado no agronegócio brasileiro e a demanda por produtos desse setor tem aumentado significativamente tanto em âmbito nacional quanto mundial. A atividade foi se desenvolvendo em todas as regiões do País tornando-se uma geradora de renda. Dados do Ministério da Agricultura (2017) apontam para um rebanho nacional de aproximadamente nove milhões de animais, distribuídos em 436 mil estabelecimentos agropecuários.
Para contribuir com o desenvolvimento desse setor no Oeste catarinense o Sebrae/SC, a partir do programa Sebraetec que disponibiliza serviços tecnológicos, desenvolveu o “Projeto de Caprinocultura”, em Irani. As consultorias enfatizaram orientações para o crescimento da atividade e para auxiliar no acesso ao mercado pela cooperação entre produtores e pequena indústria.
Conforme o gerente regional do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o reconhecimento econômico da atividade é concretizado pelo enfoque na produção em larga escala dos empresários rurais e não apenas a criação para subsistência.
Com o apoio do programa, 10 produtores de Irani e de municípios próximos formalizaram uma associação, que realizou a primeira venda coletiva de 42 animais, no fim do mês de novembro de 2019. No município há um plantel de aproximadamente 1.000 fêmeas e o setor está em franca expansão, com a adesão de novos produtores ao projeto.
Fonte: DATAGRO