A profissão de consultor de fazendas verticais é uma das mais promissoras para os próximos dez anos. É o que destaca pesquisa da empresa Cognizant. Segundo o estudo, os consumidores cada vez mais querem que seus alimentos sejam frescos e entregues o mais rapidamente possível.
Diante deste novo cenário, as fazendas verticais despontam como uma resposta a essa demanda, utilizando sistemas aeropônicos que criam culturas em ambientes controlados, protegidos dos efeitos do aquecimento global e usando apenas uma fração da quantidade de água utilizada pelas fazendas tradicionais.
Segundo o documento, o trabalho do consultor de fazendas verticais é localizar lugares propícios para a instalação dessa modalidade agrícola e treinar moradores para sua operação.
“Nossa prioridade com o estudo é mostrar que há um futuro para o trabalho humano. As carreiras listadas nesse levantamento estão surgindo em uma época em que o valor comercial está mudando radicalmente. Algumas habilidades estão perdendo espaço no mercado enquanto outras são muito mais valorizadas”, diz Ben Pring, vice-presidente da Cognizant e um dos responsáveis pelo estudo.
Para João Lucio de Azevedo Filho, presidente da Cognizant no Brasil, inteligência artificial, Big Data, analytics e inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura vão ter impacto significativo nos empregos do futuro.
“Será necessária reciclagem constante e profissionais cada vez mais preparados para as mudanças do mercado de trabalho, que não serão poucas”, assinala.
Fonte: DATAGRO