O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa), André Nassar, é o mais novo titular do Conselho de Administração da Embrapa (Consad). Na próxima reunião do conselho, prevista para ocorrer no dia 27 de maio, Nassar se apresentará como membro e será empossado como conselheiro titular. Em seguida, será designado presidente do Consad, conforme ofício da ministra Kátia Abreu.
A indicação de Nassar consta no Decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff publicado na última semana (29 de abril) no Diário Oficial da União (DOU).
O Conselho de Administração da Embrapa, instituído em 1997, é um órgão da administração superior e responsável pela organização, controle e avaliação das atividades da Empresa, composto por oito membros. Tem competência, entre outras atribuições, para fixar as políticas de ação da instituição. Aprova seus planos diretores e os anuais e plurianuais de trabalho, regimento interno, modelo institucional e estrutura organizacional, política e quadro de pessoal, incluindo a tabela de salários e outros benefícios. O Consad reúne-se mensalmente e extraordinariamente sempre que necessário.
A estrutura do Conselho conta com um presidente, um vice-presidente, membro nato e cinco membros, apresentados a seguir:
Presidente: André Meloni Nassar, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa).
Vice-Presidente Luís Carlos Guedes Pinto, indicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Membro Nato Mauricio Antônio Lopes Presidente da Embrapa.
Membros Indicados: João Carlos Bona Garcia indicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Tereza Cristina da Silva Cotta, Assessora especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Indicado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Francisco Erismá Oliveira Albuquerque, Coordenador geral de Crédito Rural e Normas da Secretaria Adjunta de Microcrédito e Política Agrícola da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
Indicado pelo Ministério da Fazenda
Indicado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (vago)
Representante dos empregados da Embrapa (vago)
Fonte: Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento