O jovem, Juliano Henrique Krammes Lauxen (23 anos), pode ser definido como um produtor rural “antenado” – inteirado em novas tecnologias que utiliza com frequência os recursos da internet a serviço da agricultura. O smartphone é um companheiro inseparável para acompanhar o fechamento do mercado diário, o Canal Rural, as revistas do setor e os sites de notícias agrícolas são consultados frequentemente para ficar sempre bem informado sobre novos produtos, tendências do mercado e as avaliações de analistas para indicar as culturas para serem investidas.
- São ferramentas para alcançar maior controle da lavoura, podendo reduzir custos e maximizar lucros – avalia.
Controle que é feito pela planilha de custos que registra a aplicação de defensivos, dosagem, custos, produtividade, estoque – praticamente tudo que acontece dentro da propriedade fica documentado. Lição que aprendeu no curso de Gestão de Empresas Rurais. Esse conhecimento teórico trouxe o que há de mais novo na gestão rural, mas Juliano reconhece que a experiência repassada pelo pai é muito importante no comando da lavoura de 500 hectares em Cruz Alta, no noroeste do Rio Grande do Sul, que é destinada ao cultivo de soja, milho, trigo e feijão. O fundador da Vence Tudo, Nelson Lauxen (73 anos), procura ensinar a percepção para os negócios.
- A tecnologia auxilia a reduzir riscos, mas é preciso fazer o essencial bem feito, e o principal é ter produção – relata Juliano.